Outubro Rosa também é assunto pra criança

Outubro Rosa também é assunto pra criança

Por quê falar com as crianças sobre o Outubro Rosa? Porque a meninada, cada vez mais curiosa e esperta, vai levar o assunto para dentro de casa, ajudando a conscientizar suas mães para a importância da prevenção!

 

E o que é o Outubro Rosa?

A campanha nasceu na década de 1990, com o objetivo de estimular as mulheres a refletir, conhecer melhor o próprio corpo e prevenir o câncer de mama. Todo ano, durante o mês de outubro, várias ações são colocadas em prática para proporcionar mais acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, além de contribuir para a redução da mortalidade.

E ajuda muito conversar sobre a prevenção com mães, tias, amigas, professoras… Se uma mulher fica sabendo sobre a doença ainda no estágio inicial, a chance de sucesso no tratamento aumenta em 90%.

Dá uma olhada no vídeo super divertido, aqui abaixo, e mostre pras crianças. Converse com elas a respeito. É uma boa maneira de todos aprenderem mais um pouquinho.

O que é o câncer de mama?

O crescimento desordenado das células da mama causa a formação de tumores malignos. A mulher precisa prestar atenção a alguns sinais: inchaço, pele enrugada, pele descascando ao redor do mamilo ou qualquer outra alteração no mamilo.

Alguns fatores podem aumentar o risco da doença: cigarro, bebidas alcoólicas, obesidade, sedentarismo, histórico de câncer de mama na família e até a idade (mulheres acima de 50 anos).

 

Mamografia para prevenir

Todas as mulheres devem fazer exames clínicos nas mamas regularmente. Após os 50 anos, precisam fazer a mamografia de dois em dois anos. O vídeo abaixo explica como funciona, de uma maneira bem animada:

 

Com informações e animação do site minasfazciencia.com.br

Telefone: +55 13 3301-5333
Rua Batista Pereira, 137 - Santos, Brasil